MENU
“Não há previsão legal para asilo a narcotraficante”, afirma criminalista
Por Marcelo Campos
Publicado em 18/04/2025 14:00
Justiça

O advogado criminalista Jeffrey Chiquini concedeu entrevista, nesta quinta-feira (17), ao programa Café com a Gazeta do Povo e afirmou que não existe previsão legal no asilo concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao traficante de drogas búlgaro Vasil Georgiev Vasilev. O ministro suspendeu o pedido de extradição em retaliação a Espanha, após a Justiça espanhola negar a extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio, alegando motivação política no pedido feito pelo governo brasileiro.

Segundo Chiquini, no caso de tráfico de drogas não se discute reciprocidade, mas sim a extradição. Para ele, esse asilo não tem previsão legal na Lei brasileira e não se poderia alegar a tal reciprocidade. O advogado ressalta que Moraes preferiu um "narcotraficante na mão do que um jornalista voando".

"Como vingança o ministro põe uma tornozeleira eletrônica nesse traficante como vingança à Espanha, também em contrariedade a lei. Nossa lei não permite essa prisão domiciliar que ele aplicou. Mais uma vez, tudo errado", disse.

O criminalista ressalta que ninguém pediu a liberdade ao traficante búlgaro e, por isso, não é normal "soltar de ofício". Na visão de Chiquini, o ministro do STF causa mais um ruído proposital na diplomacia.

Fonte: Gazeta do Povo

Comentários