MENU
Apoio de Lula a Putin dificulta transferência de tecnologia sueca para aviões de caça
Publicado em 10/05/2025 17:00
Internacional

A aproximação cada vez maior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o ditador Vladimir Putin, da Rússia, pode dificultar a transferência de tecnologia da Suécia para o programa de desenvolvimento de aviões de caça Gripen para o Brasil. A Suécia entrou na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no ano passado para se proteger da ameaça de expansionismo russo e agora teme que informações sobre tecnologia militar sejam repassadas à Rússia, a principal inimiga da aliança militar ocidental.

 

A participação de Lula na parada militar organizada por Putin para celebrar o Dia da Vitória na Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial) no dia 9 foi malvista pelas democracias ocidentais, especialmente na Europa. Enquanto isso, após dez anos de contrato, o Brasil só recebeu oito dos 36 caças negociados com a empresa sueca Gripen e nenhum deles tem condições de ser usado em combate porque seus sistemas de mísseis, de canhões e de lançamentos de bombas ainda não estão funcionando, conforme apuração da reportagem da Gazeta do Povo.

Enquanto as aeronaves estão sendo gradualmente incorporadas ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado em Anápolis (GO), o temor entre operadores das Forças Armadas e especialistas é de que a aproximação entre governos de Brasil e Rússia trave o projeto e possíveis avanços em outras negociações.

O receio dos suecos é que o Brasil de Lula repasse sua tecnologia para o Kremlin, que pode encontrar vulnerabilidades no sistema a serem exploradas em caso de guerra. Com isso, Moscou poderia calibrar suas armas ou desenvolver novas para derrubar caças Gripen de países europeus.

Fonte: Gazeta do Povo

Comentários