Um juiz federal do estado americano da Virgínia sentenciou nesta quarta-feira (7) um indiano com cidadania americana a 30 anos e quatro meses de prisão por ter enviado recursos para o grupo terrorista Estado Islâmico.
Mohammed Azharuddin Chhipa, de 35 anos, morador da cidade de Springfield, na Virgínia, havia sido considerado culpado por um júri em dezembro e sua sentença foi anunciada hoje pelo juiz David J. Novak.
Segundo informações do Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês), entre outubro de 2019 e outubro de 2022, Chhipa arrecadou e enviou dinheiro para mulheres membros do Estado Islâmico na Síria, que foi usado para financiar a fuga de prisões e ações do grupo terrorista.
A denúncia apontou que Chhipa arranjava doações por meio de redes sociais, recursos que depois recolhia por meio de transferências eletrônicas ou viajando “centenas de quilômetros” para pegar o dinheiro pessoalmente. Esse dinheiro depois era convertido em criptomoedas e enviado para a Turquia, de onde era repassado para membros do Estado Islâmico na Síria.
Fonte: Gazeta do Povo