MENU
Suspeito acusado de assassinato em ataque de carro no Canadá que deixou 11 mortos.
Publicado em 28/04/2025 07:00
Internacional

O suspeito de um ataque de carro canadense que deixou 11 mortos em uma festa de rua filipina foi acusado de assassinato, disse a polícia no domingo, acrescentando que acusações adicionais eram esperadas.

O suspeito, identificado como Kai-Ji Adam Lo, 30, de Vancouver, foi acusado de oito acusações de assassinato em segundo grau, de acordo com o Departamento de Polícia de Vancouver.

Lo, que compareceu ao tribunal antes de retornar à custódia policial, foi acusado de ter agido deliberadamente e tinha um histórico de problemas de saúde mental, disse a polícia.

Nenhum motivo foi confirmado para o ataque de sábado à noite na cidade de Vancouver, no oeste do país, embora o terrorismo tenha sido descartado pela polícia.

 

O tumulto chocou o país um dia antes de uma eleição geral dominada pelas tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos canadenses e sua ameaça de anexar seu vizinho do norte, há muito um importante aliado e parceiro comercial.

O chefe de polícia Steve Rai disse que o suspeito de 30 anos dirigia um Audi SUV preto e tinha um "histórico significativo" de interação com a polícia e profissionais de saúde mental.

A comunidade filipina se reuniu no bairro de Sunset, em Fraser, em Vancouver, quando os festivaleiros foram atingidos pelo SUV.

A celebração chamada Festival Lapu Lapu comemora um líder anticolonial filipino do século 16.

O primeiro-ministro Mark Carney, em um breve discurso à nação, chorou ao abordar a tragédia.

Carney mais tarde visitou Vancouver no domingo, chegando com flores na mão para participar de uma vigília na igreja realizada em homenagem às vítimas do ataque, de acordo com a emissora CPAC.

 

"Ontem à noite, as famílias perderam uma irmã, um irmão, uma mãe, um pai, um filho ou uma filha", disse ele. "Essas famílias estão vivendo o pesadelo de todas as famílias."

Um repórter da AFP viu policiais no local na noite de sábado, com partes do local do festival isoladas.

Imagens postadas online e verificadas pela AFP mostram o veículo com o capô danificado estacionado em uma rua cheia de escombros, a metros das equipes de primeiros socorros atendendo pessoas deitadas no chão.

A testemunha ocular Dale Selipe disse ao Vancouver Sun que viu crianças feridas na rua depois que o veículo bateu na multidão.

"Havia uma senhora com os olhos olhando para cima, uma de suas pernas já estava quebrada. Uma pessoa estava segurando sua mão tentando confortá-la", disse Selipe ao jornal.

- 'Corpos em todos os lugares' -

 

A segurança do festival, Jen Idaba-Castaneto, disse a um site de notícias local que viu corpos por toda parte.

"Você não sabe quem ajudar, aqui ou ali", disse ela.

O líder conservador Pierre Poilievre disse em um post no X: "Estou chocado com as notícias horríveis que emergem do Festival do Dia de Lapu Lapu em Vancouver esta noite".

O presidente filipino, Ferdinand Marcos, disse em um comunicado que estava "completamente abalado ao saber do terrível incidente".

Na capital do Canadá, Ottawa, Julie Dunbar, uma semi-aposentada que saiu para uma corrida matinal, lembrou de um ataque em 2018 em Toronto no qual um homem em uma van matou 11 pessoas.

"Isso já ocorreu antes, mas temo pela sociedade em que vivemos, que essas coisas possam acontecer", disse Dunbar, 72.

O evento de sábado contou com um desfile, uma exibição de filme, dança e um concerto, com dois membros do Black Eyed Peas apresentados na programação publicada pelos organizadores.

 

O Dia de Lapu Lapu é comemorado nas Filipinas em memória do chefe indígena Lapulapu, que liderou seus homens para derrotar o explorador português Fernão de Magalhães na batalha de 1521.

"Este é o dia mais sombrio da história de nossa cidade", disse a polícia de Vancouver em um comunicado.

O rei Charles III, chefe de Estado do Canadá, disse no domingo que estava "profundamente triste" com as mortes.

Os canadenses vão às urnas na segunda-feira após uma corrida eleitoral em que os candidatos cortejaram os eleitores em questões como o aumento do custo de vida e a oposição a Trump.

Carney é o favorito para vencer depois de garantir aos eleitores que pode enfrentar a enxurrada de tarifas abrangentes e ameaças de anexação de Washington.

Comentários