O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) - que tem como vice-presidente o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico - celebra em sua página oficial a “conquista de dez mil novos associados por mês”. Mas agora a Polícia Federal quer entender em que circunstâncias vinham se dando essas novas filiações.
O sindicato é um dos 11 investigados pela PF e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que deflagram nesta semana a operação Sem Desconto, que investiga uma possível fraude de R$ 6,5 bilhões em descontos indevidos direto na folha de pagamento de aposentados do INSS.
O Sindnapi projetava atingir a marca de um milhão de sócios nos próximos quatro anos e com isso se tornar a maior entidade sindical da América Latina e uma das maiores do mundo. Tudo isso consta em um texto de apresentação na página oficial da entidade na internet.
Mas a suspeita é de que muitos desses aposentados foram associados sem consentimento. Eles não sabiam que passaram a fazer parte da entidade e acabavam cobrados diretamente em seus benefícios da Previdência Social e não conseguiam identificar a irregularidade. Há indícios de que um esquema montado dentro do próprio INSS possibilitava esse tipo de prática.
Ffonte: Gazeta do Povo