MENU
Reino Unido vai utilizar IA para tentar "prever" crimes e impedir assassinatos
Publicado em 19/04/2025 17:00
Internacional

O governo do Reino Unido está testando um sistema baseado em inteligência artificial (IA) que pretende identificar, com base em padrões comportamentais, indivíduos sob supervisão penal que apresentem maior risco de cometer homicídios. O projeto, iniciado durante o mandato do ex-primeiro-ministro Rishi Sunak, visa reforçar a segurança pública e atualmente está em fase experimental, sob responsabilidade do Ministério da Justiça.

A ferramenta utiliza algoritmos para analisar grandes volumes de dados de pessoas já condenadas ou em liberdade condicional. O sistema cruza informações como nome, sexo, data de nascimento, etnia, histórico criminal e identificadores vinculados ao banco de dados nacional da polícia. O objetivo, segundo o governo, é “explorar técnicas de ciência de dados alternativas e inovadoras para a avaliação do risco de homicídio”.

Na prática, o modelo busca mapear padrões de comportamento associados a crimes violentos e revisar características recorrentes entre infratores com maior probabilidade de reincidência. Com isso, as autoridades esperam produzir evidências que contribuam para “melhorar a avaliação de riscos de crimes graves e, em última instância, proteger o público”.

O projeto foi inicialmente batizado como “sistema de previsão de homicídios”, mas, diante de críticas, passou a ser oficialmente chamado de “compartilhamento de dados para melhorar a avaliação de risco”. A mudança de nome, no entanto, não impediu o aumento das preocupações em torno de privacidade e uso indevido de dados.

Fonte: Gazeta do Povo

Comentários