Autoridades da França informaram que várias prisões foram alvo de ataques noturnos nesta segunda-feira (14).
Segundo o jornal Parisien, pelo menos sete estabelecimentos foram atacados em Toulon, Aix-En-Provence, Marselha, Valence e Nîmes, no sul da França, e em Villepinte e Nanterre, perto de Paris.
O ministro da Justiça, Gérald Darmanin, conectou o caso com a política de repressão do governo ao tráfico de drogas. Segundo ele, os envolvidos nos ataques estão tentando "intimidar" as autoridades.
O ministro do Interior, Bruno Retailleau, também se manifestou sobre o episódio violento dizendo que a resposta do governo deve ser "firme e implacável".
"Aqueles que atacam prisões e agentes merecem ser presos nessas prisões e monitorados por esses agentes", escreveu no X.
Os criminosos danificaram a entrada de um dos presídios com uma arma automática e incendiaram veículos em estacionamentos de diferentes centros prisionais.
O governo, que nos últimos meses vem promovendo uma campanha de combate ao tráfico de drogas, instruiu nesta terça-feira (15) a polícia a reforçar imediatamente a segurança nas instalações prisionais do país.
O caso ocorre num momento em que o Parlamento francês está analisando um projeto de lei que autoriza a criação de um gabinete especial para lidar especificamente com crimes relacionados a drogas, concedendo às autoridades novos poderes.
Fonte: Gazeta do Povo