MENU
Pesquisador brasileiro especialista em IA diz ter "entrada barrada nos EUA"
Publicado em 23/03/2025 15:00
Geral

O especialista em Inteligência Artificial Rodrigo Nogueira, fundador da Maritaca AI, afirmou ter o visto de entrada nos Estados Unidos negado. Nogueira tem uma palestra agendada na Universidade de Harvard, para o dia 18 de abril.

O fundador da startup especializada em modelos de linguagem como o ChatGPT acredita que foi barrado em virtude da sua área de atuação. De acordo com ele, “o episódio reflete bem o momento atual das tensões em torno da IA”.

Segundo informações do Estadão, a embaixada americana no Brasil e o consulado dos EUA em São Paulo informaram que não tinham autorização para comentar o caso. “Por política do governo dos Estados Unidos, não comentamos sobre casos individuais de visto”, diz a nota enviada à reportagem pela assessoria de imprensa da embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil”, afirma a nota oficial da embaixada e do consulado.

Em entrevista, ao jornal, Rodrigo disse que fez uma entrevista no consulado em São Paulo, no dia 27 de fevereiro, como parte do processo de pedido de visto. “Estava tudo normal até que eu falei que trabalhava com inteligência artificial. Então, naquele momento, tudo mudou. Parece que chegou uma nuvem de chuva na conversa”, afirmou Nogueira.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Comentários