O novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, deve anunciar eleições antecipadas no domingo, buscando um mandato mais forte enquanto seu país luta contra uma guerra comercial e ameaças de anexação dos Estados Unidos de Donald Trump.
O ex-banqueiro central foi escolhido pelo Partido Liberal centrista para substituir Justin Trudeau como primeiro-ministro, mas nunca enfrentou o eleitorado canadense mais amplo.
Isso mudará em 28 de abril, se, como esperado, Carney anunciar que está antecipando as eleições parlamentares vários meses a partir de outubro.
Fontes do governo disseram à AFP que ele anunciaria a decisão às 12h30, horário local (16h30 GMT), em um discurso para a nação canadense de 41 milhões de habitantes.
No poder há uma década, o governo liberal caiu em profunda impopularidade, mas Carney espera aproveitar uma onda de patriotismo canadense para uma nova maioria - graças às ameaças de Trump
Trump irritou seu vizinho do norte ao descartar repetidamente sua soberania e fronteiras como artificiais e exortá-lo a se juntar aos Estados Unidos como o 51º Estado.
Os comentários sinistros foram acompanhados pela guerra comercial de Trump, impondo tarifas sobre as importações do Canadá que podem destruir sua economia.
"Neste momento de crise, o governo precisa de um mandato forte e claro", disse Carney a apoiadores na quinta-feira em um discurso na cidade de Edmonton, no oeste do país.
Fonte: AFP