MENU
Confrontos entre militares colombianos e dissidentes guerrilheiros deixam um soldado morto e outro ferido
Internacional
Publicado em 21/02/2025

BOGOTÁ, Colômbia (AP) - Um soldado colombiano foi morto e outro ferido na quinta-feira em confrontos com dissidentes guerrilheiros em uma região de cultivo de coca, onde sua guerra territorial com um grupo rebelde deixou dezenas de pessoas mortas este ano.

Um comunicado de um ramo antinarcóticos do Exército Nacional da Colômbia disse que os soldados estavam realizando "operações de estabilidade militar" quando "se envolveram em combate contra" redutos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, sigla em espanhol) do grupo.

Não ficou imediatamente claro o que causou a morte do soldado. O exército no comunicado culpou um dispositivo explosivo improvisado pelos ferimentos do soldado ferido.

Dois dissidentes também ficaram feridos. O exército não explicou sua condição.

Os confrontos ocorrem menos de um mês depois que o presidente Gustavo Petro emitiu um decreto dando-lhe poderes de emergência para restaurar a ordem na região que faz fronteira com a Venezuela, inclusive por meio de toques de recolher e outras medidas que normalmente violariam os direitos civis dos colombianos ou exigiriam aprovação do Congresso.

Comentários