EL PASO, Texas (AP) - Três imigrantes que obtiveram uma ordem de restrição contra o governo federal para evitar a transferência para a Base Naval da Baía de Guantánamo, em Cuba, foram deportados esta semana em voos diretos para a Venezuela, de acordo com documentos judiciais publicados na sexta-feira.
Os três homens foram deportados na segunda-feira, um dia depois que um juiz federal aprovou uma ordem temporária bloqueando uma possível transferência para a Baía de Guantánamo.
Imigrantes venezuelanos estão sendo levados diariamente de uma base militar em El Paso, Texas, para Guantánamo como parte da repressão à imigração do presidente Donald Trump.
Os advogados dos homens deportados disseram que eles foram alvo de falsas acusações de afiliação a gangues pelo governo dos EUA que podem expô-los a danos.
"As acusações infundadas do governo neste caso de que dois dos (imigrantes) são afiliados à infame gangue Tren de Aragua levantam sérias preocupações sobre os riscos para suas vidas e liberdade após seu retorno à Venezuela", disse a advogada Jessica Myers Vosburgh, do Centro de Direitos Constitucionais, a um juiz federal.