MENU
Presidente da Colômbia ordena que petrolífera nacional cancele empreendimento nos EUA por preocupações ambientais
Internacional
Publicado em 05/02/2025

BOGOTÁ, Colômbia (AP) - O presidente colombiano, Gustavo Petro, ordenou nesta terça-feira que a petrolífera estatal Ecopetrol cancelasse uma joint venture com uma empresa norte-americana que deveria produzir cerca de 90.000 barris de petróleo por dia, citando preocupações ambientais.

Em um discurso televisionado nacionalmente, Petro disse que se opunha à recente extensão de um acordo entre a Ecopetrol e a Occidental Petroleum, ou Oxy, porque envolvia a extração de petróleo por meio de fracking, uma técnica controversa usada para extrair petróleo e gás de rochas de xisto que tem sido criticada por grupos ambientalistas.

"Quero que essa operação seja vendida e que o dinheiro seja investido em energias limpas", disse Petro em uma reunião com seu gabinete que foi transmitida ao vivo nas redes sociais. "Somos contra o fracking, porque o fracking é a morte da natureza e a morte da humanidade."

A Ecopetrol anunciou na segunda-feira que renovaria suas operações com a Oxy na bacia do Permiano, uma região produtora de petróleo que abrange o Texas e o Novo México, para desenvolver 91 poços de petróleo, investindo mais de US $ 880 milhões.

Comentários