MENU
Autoridades de saúde pública dos EUA foram instruídas a parar de trabalhar com a Organização Mundial da Saúde, com efeito imediato.
Publicado em 27/01/2025 17:39
Internacional

NOVA YORK (AP) - Autoridades de saúde pública dos EUA foram instruídas a parar de trabalhar com a Organização Mundial da Saúde, com efeito imediato.

Um funcionário dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, John Nkengasong, enviou um memorando aos líderes seniores da agência na noite de domingo dizendo-lhes que todos os funcionários da agência que trabalham com a OMS devem interromper imediatamente suas colaborações e "aguardar mais orientações".

Especialistas disseram que a paralisação repentina foi uma surpresa e atrasaria o trabalho de investigação e tentativa de impedir surtos do vírus Marburg e da varíola dos macacos na África, bem como as ameaças crescentes de todo o mundo. Também ocorre quando as autoridades de saúde em todo o mundo estão monitorando surtos de gripe aviária entre o gado dos EUA.

A Associated Press teve acesso a uma cópia do memorando de Nkengasong, que dizia que a política de interrupção do trabalho se aplicava a "todos os funcionários do CDC que se envolviam com a OMS através de grupos de trabalho técnicos, centros de coordenação, conselhos consultivos, acordos de cooperação ou outros meios — pessoalmente ou virtualmente". Também diz que a equipe do CDC não tem permissão para visitar os escritórios da OMS.

Comentários