Massas de palestinos deslocados começaram a fluir para o norte da Faixa de Gaza nesta segunda-feira, depois que Israel e o Hamas disseram ter chegado a um acordo para a libertação de outros seis reféns.
O avanço preserva um frágil cessar-fogo e abre caminho para mais trocas de reféns e prisioneiros sob um acordo que visa encerrar o conflito de mais de 15 meses, que devastou a Faixa de Gaza e deslocou quase todos os seus moradores.
Israel vinha impedindo os palestinos de voltarem para suas casas no norte de Gaza, acusando o Hamas de violar os termos da trégua, mas o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse na noite de domingo que eles seriam autorizados a passar depois que o novo acordo fosse alcançado.
Multidões começaram a seguir para o norte ao longo de uma estrada costeira a pé na manhã de segunda-feira, carregando todos os pertences que podiam, mostraram imagens da AFPTV.
"É uma ótima sensação quando você volta para casa, volta para sua família, parentes e entes queridos, e inspeciona sua casa - se ainda é uma casa", disse à AFP o deslocado de Gaza Ibrahim Abu Hassera.
O Hamas chamou o retorno de "uma vitória" para os palestinos que "sinaliza o fracasso e a derrota dos planos de ocupação e deslocamento".
Seu aliado Jihad Islâmica, por sua vez, chamou isso de "resposta a todos aqueles que sonham em deslocar nosso povo".
Fonte: AFP