O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a jornalistas neste sábado (25) que havia conversado com o rei Abdullah II da Jordânia sobre uma proposta de "limpeza" e reconstrução da Faixa de Gaza após a guerra entre Hamas e Israel.
O projeto do novo governo americano envolveria a construção de moradias e o recebimento de cerca de um milhão de habitantes de Gaza para países como a própria Jordânia e o Egito.
Trump também disse que planeja conversar com o presidente egípcio, Abdel Fatah al Sisi sobre a questão. “Algo tem que acontecer, (Gaza) está literalmente demolida. Quase tudo está destruído, e as pessoas estão morrendo. Então, eu preferiria me aliar a algumas das nações árabes e construir moradias em um lugar diferente, onde eu acho que eles poderiam finalmente viver em paz temporariamente ou pelo resto de suas vidas”, afirmou Trump, citado pelo jornal Wall Street Journal (WSJ).
O presidente dos EUA havia anunciado no mesmo dia a reversão da política de Joe Biden para frear o envio de bombas de 2.000 libras para Israel devido a "preocupações com o número de civis mortos em Gaza". A nova administração da Casa Branca também suspendeu as sanções impostas pelo antecessor democrata a organizações de colonos israelenses e indivíduos na Cisjordânia.
Fonte: Gazeta do Povo