BEIRUTE (AP) - O governo sírio caiu na manhã deste domingo em um final impressionante para o governo de 50 anos da família Assad, depois que uma súbita ofensiva rebelde atravessou o território controlado pelo governo e entrou na capital em 10 dias.
A televisão estatal síria transmitiu uma declaração em vídeo de um grupo de homens dizendo que o presidente Bashar Assad foi derrubado e todos os detidos nas prisões foram libertados.
O homem que leu a declaração disse que a Sala de Operações para Conquistar Damasco, um grupo de oposição, pediu a todos os combatentes e cidadãos da oposição que preservem as instituições estatais do "Estado sírio livre".
A declaração veio à tona horas depois que o chefe de um monitor de guerra da oposição síria disse que Assad havia deixado o país para um local não revelado, fugindo à frente de insurgentes que disseram ter entrado em Damasco após o avanço notavelmente rápido em todo o país.
O primeiro-ministro sírio, Mohammed Ghazi Jalali, disse que o governo estava pronto para "estender a mão" à oposição e entregar suas funções a um governo de transição.
"Estou em minha casa e não saí, e isso é por causa do meu pertencimento a este país", disse Jalili em um comunicado em vídeo. Ele disse que iria ao seu escritório para continuar o trabalho pela manhã e pediu aos cidadãos sírios que não desfigurassem a propriedade pública.