MENU
A Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca do envio de mais de 10.000 soldados para apoiar sua guerra contra a Ucrânia, disse um funcionário sul-coreano
Internacional
Publicado em 22/11/2024

A Rússia forneceu mísseis de defesa aérea à Coreia do Norte em troca do envio de suas tropas para apoiar os esforços de guerra da Rússia contra a Ucrânia, disse um alto funcionário sul-coreano na sexta-feira.

Os EUA, a Coreia do Sul e a Ucrânia dizem que a Coreia do Norte enviou mais de 10.000 soldados para a Rússia em outubro, alguns dos quais começaram recentemente a se envolver em combate. Não está claro o que a Rússia daria à Coreia do Norte em troca.

Shin Wonsik, conselheiro de segurança nacional do presidente Yoon Suk Yeol, disse a um programa de TV da SBS na sexta-feira que a Coreia do Sul descobriu que a Rússia forneceu mísseis e outros equipamentos para reforçar sua rede de defesa aérea para Pyongyang, a capital.

Muitos observadores dizem que a Coreia do Norte provavelmente sente a necessidade urgente de aumentar suas capacidades de defesa aérea para a capital depois que o Norte acusou no mês passado a Coreia do Sul de lançar panfletos de propaganda sobre Pyongyang. A Coreia do Norte ameaçou tomar uma ação militar se os folhetos fossem novamente lançados. Os militares da Coreia do Sul se recusaram a confirmar se estavam ou não por trás dos supostos voos de drones.

Fonte: AP

Comentários